top of page

30 DIAS EM 30 A4

 

O Projeto de Exposição Coletiva “30 DIAS EM 30 A4”, em sua segunda edição, agora com 13 participantes, propõe uma discussão em que o Processo é a parte mais significativa da produção das obras.

Em sua primeira edição, contava com a participação de 7 pessoas e surgiu de uma conversa entre duas amigas , separadas pela geografia mas unidas por uma poética. Resolveram então tratar da questão em forma de produção artística, convidando mais 5 amigos para desenvolver um projeto coletivo.

Na edição atual, a temática muda mantendo-se a dinâmica do processo: cada participante deve produzir  uma imagem por dia, por 30 dias, devendo registrá-la num espaço tamanho A4 – o dia deve caber num A4, o mês deve estar em 30 A4 – 30 DIAS EM 30 A4, neste caso, 32 dias em 32 A4 porque a Primeira Etapa do Projeto começou dia 26.10.2015 e terminou dia 26.11.2015.

Estas imagens podem ser geradas por qualquer ferramenta, seja uma câmera fotográfica, um lápis ou um pincel, podendo-se misturar as ferramentas mantendo-se a veracidade do registro diário.
No meio do processo já começamos perceber as semelhanças dos registros em determinados dias, relacionados diretamente com a dramaticidade destes dias da semana, reforçando a ideia do processo coletivo, da arte contemporânea.

Foi feita a escolha: datamos um sentimento e o subscrevemos publicamente em forma de arte, escolhendo a catalogação dos dias como arquivos de consulta gratuita.

Trata-se de uma arte datada, encomendada e produzida com data de início e de término, processo com tempo de duração.

A mostra montada de maneira não convencional e num espaço multifuncional, convida o público a interferir na produção, alterando a edição das obras, alterando os seus significados com as suas novas escolhas, novas edições.

Em uma segunda etapa, o Projeto invade outra plataforma, onde os participantes atuais, convidam novos participantes pelo uso de uma rede social, ampliando a obra ao grande público e a liberando de um gerenciamento, criando-se e largando-se outro suporte.

 

Lucrecia Couso

bottom of page