© 2016 Copyright Melissa Haidar  

 

  • Blogger - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

TEXTO INTEGRANTE DA EXPOSIÇÃO LAVORO_19

 

PRONTO, TÔ AQUI.

AGORA ME MOSTRA. DEVO PISAR, PASSAR POR CIMA? PARAR? FAZER CARA DE INTELECTUAL, FINGIR ENTENDER?

FAZ ALGUMA COISA! JÁ SAI DE CASA, LEVANTEI DA CAMA, DA CADEIRA, ARRASTEI OA MÓVEIS, PUXEI O SOFÁ, DANCEI SOZINHO NA SALA, TOMEI PINGA E VIM PRA CÁ.

SAI DO MEU INFERNO PRA VOCÊ ME MOSTRAR TEU CÉU. ESTOU SOZINHO TENTANDO ENCONTRAR UM PAR. VOU ME OLHAR NESSE ESPELHO QUENTE, VER SE ESTOU BEM, FAZER UMA SELFIE...MAS VOCÊ JÁ FEZ! TA RINDO DA MINHA CARA, É ISSO? DESSE MUNDO FÚTIL, CHEIO DE GENTE INÚTIL, TIRANDO FOTO DE SI MESMO, É ISSO? É PRA EU ME SENTIR MAIS IDIOTA?

 

ISTO É FOTOGRAFIA AUTORAL? UMA MARCA DE ALGUÉM QUE NÃO ESTA MAIS LÁ, QUE JÁ SAIU? FALA DE MIM! EI, ME ARREBATA DE VEZ! CORTA A MINHA ANGÚSTIA, ME DEIXA PASSAR POR ESTA PORTA, SE EU CONSEGUIR ENTRAR, TALVEZ ENTENDA ALGUMA COISA.

NÃO É POSSÍVEL QUE ISTO SEJA ARTE. QUE SOM É ESTE QUE ESTRANGULA MINHA GARGANTA? PELO AMOR DE DEUS! AGORA SEI QUE É PARA EU CHORAR! POR QUAL CAMINHO EU DEVO SEGUIR? VOU PELA TRILHA, SIGO A MÚSICA, AS IMAGENS...

 

BATE JÁ NA MINHA CARA,ME MOSTRA LOGO QUE EU SOU UM HIPÓCRITA.. REPETE 55 VEZES QUE NÃO PENSO NO OUTRO, ESFREGA NA MINHA CARA QUE SOU UM IMBECIL IMPIEDOSO. FAÇA ESTE FAVOR E ME ENSINE ALGUMA COISA! PRA QUE PODE ME SERVIR ESSE MONTE DE PAPEL ACUMULADO, ESSE MONTE DE LIXO FOTOGRAFADO?O QUE VOCÊ QUER FAZER COMIGO? PISAR EM CIMA DE MIM, ESFREGAR NA MINHA CARA ESTES RESTOS QUE EU PRODUZI E NÃO SEI MAIS ONDE ENFIAR? QUER ME DAR ESTATÍSTICAS E PROVAR QUE O SER HUMANO ABANDONA, DESPREZA, IGNORA, PASSA POR CIMA, NIVELA POR BAIXO ?PRA QUE SERVE TUDO ISSO?

 

JÁ ME DERRETI NESTA ESCADA, NÃO SEI SE CONSIGO CONTINUAR. GRITA COMIGO! COSTURA MINHA BOCA DIANTE DA PERFEITA COMUNHÃO DA NATUREZA ABSOLUTA, IMPENETRÁVEL, SEM VOLTA! NEM SENTE FALTA DA MINHA PRETENSIOSA EXISTÊNCIA. PRESTA ATENÇÃO QUE EU TÔ AQUI, UM PERFEITO BABACA SEM MORADA, SEM FUNÇÃO. SEM CONSEGUIR MUDAR O RÍTMO, SEM PODER ACELERAR O MOMENTO. SÓ ME RESTA SEGUIR COM AS PERNAS BAMBAS.

 

PARA, COBRE LOGO ESTA CICATRIZ, NÃO FICA OLHANDO PRA MIM E MOSTRANDO ESSE VAZIO. PARA DE ME OLHAR E DIZER QUE ISTO JÁ NÃO ESTA MAIS LÁ. QUE NÃO SOBROU NADA DE TUDO QUE A GENTE JÁ TEVE. PRECISO TOMAR UM AR PRA ENCARAR O TEU DEDO NO MEU NARIZ, E PODER ESTAMPAR A MINHA CARA NESSE PAPEL,TE PROVAR MINHA ORIGEM E ESCANCARAR PRA TODO MUNDO PRA ONDE VOCÊ NÃO TEVE CORAGEM DE ME LEVAR NAQUELA ÉPOCA QUE EU ERA TÃO LEVE...

 

O QUE ESTOU FAZENDO AQUI SE JÁ ESVAZIEI TODOS OS MEUS SONHOS? SE TODOS OS MEUS PLANOS SE FUNDIRAM EM UM SÓ, MAIOR, ESTE QUE NOS TROUXE ATÉ AQUI. AH, DEUS. AH! HILDA. PRA QUE SERVEM OS SONHOS SE EU CRESCI TÃO RÁPIDO? SE O ÚNICO PLANO CERTEIRO É A MORTE. SE O CHAFARIZ ENRUGOU MINHA PELE SOB O SOL E EU ENVELHECI, PULEI  VIDA, PULEI DE ALEGRIA NAQUELE DIA QUE SONHEI QUE O MUNDO ERA GELADO! E TEVE O DIA QUE DESCOBRI QUE VIM DO MAR E QUE PODIA VOLTAR PRA LÁ. É ISSO QUE VOCÊ QUER ME DIZER? QUE POSSO VOLTAR A SONHAR? POSSO VOLTAR PRO MAR? POSSO ME VOLTAR PRO MAR? POSSO ESPERAR? VOCÊ VAI VOLTAR? VOCÊ AINDA VAI CHEGAR?

 

ESTE MOMENTO TÁ ME MATANDO,TO ME SENTINDO DE MÃOS PRA TRÁS, UMA PARTE EXPOSTA OUTRA PRESA. AMARRADA, ATADA A TUDO ISSO, ESPERANDO UMA RESPOSTA, A VOLTA DA OFERENDA, DO ALENTO, TENTANDO ENTENDER TODO ESSE PROCESSO. É ISSO! VOCÊ ME QUER MAIS PERTO. QUER ME MOSTRAR O TEU MEDO. PARTE POR PARTE DO TEUS ERROS. SERÁ DESTA MANEIRA QUE VOU ENTENDER? POR FAVOR, MEXA COMIGO. ME TIRA DESSE LUGAR, ME COLOCA AÍ DENTRO? ME DESCONSTRÓI! QUERO SER FATIADA, QUERO PERCEBER, QUERO SER ARREBATADA!

 

DE REPENTE NÃO TIVE MAIS MEDO! CRUZEI O ESPAÇO COM UMA CERTEZA INGÊNUA QUE VOCÊ ATRAVESSOU COMIGO. AGORA ESTOU CHEIA DE MIM, CHEIA DE REFERÊNCIAS, CHEIA DE REALIDADE, ESTUFADA DE VONTADE, DE FAZER OUTRA VEZ, NOVAMENTE DE OUTRA FORMA, DA MESMA MANEIRA, AO MESMO TEMPO, MENOS DEVAGAR, COM MAIS PRESSA, DELICADAMENTE COM MAIS FORÇA,COM LUVAS BRANCAS, TRANSPARENTES, COLOCANDO TUDO NO EIXO,NO NÍVEL, MEDINDO ESFORÇOS, PAREDES, ALTURAS, LARGURAS, PROFUNDIDADES,GRUDANDO MATÉRIAS, AGLUTINANDO PESSOAS E RESISTINDO AO TEMPO.

 

LUCRÉCIA COUSO

 

EXPOSIÇÃO COLETIVA LAVORO 19

CURADORIA LUCRÉCIA COUSO / CO CURADOTRIA SYLVIA DIEZ

ESPAÇO OPHICINA

MAIO 2015

 

ARTISTAS

ANGELA DI SESSA, BRUNO SANDINI, CARLA VENUSA,

DANIEL HELENE, DANIEL MALVA, FECO HAMBURGER,

FERNANDO COSTA NETTO, FLAVIA TOJAL, HERMAN TACASEY,

JOÃO CARLOS DE SOUZA, LUCIANA MENDONÇA, MARCELO GRECO,

MELISSA HAIDAR, MONICA MAIA, RENATO STOCKLER,

ROBERTO VIETRI, ROGERIO FERNANDES e SYLVIA DIEZ.