Coletivo de artistas visuais que, através de seus trabalhos, questionam o papel das mulheres na sociedade atual.
1MULHERporM2 é um grupo de mulheres artistas visuais que propõe discussões sobre o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais. Com cinco anos de atividade, já realizaram 26 exposições em 11 cidades do Estado de São Paulo, na Argentina e, virtualmente, no México, Espanha e Brasília.
A exposição “Amanhã Serei Raiz”, foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 - Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior de São Paulo, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado através da arte.
Nossa história 1MULHERporM2
Em 2019, a artista e curadora Lucrécia Couso reuniu um grupo de mulheres artistas para realizar uma exposição em comemoração ao dia internacional da mulher, com obras que tratassem do universo feminino e fossem elaboradas na medida de 1m², como uma referência ao espaço ainda limitado ocupado pelas mulheres na arte e na sociedade contemporânea.
A exposição 1MULHERporM2 foi, então, inaugurada no Espaço opHicina, em São Paulo, com a participação de 33 artistas. O resultado foi impactante e, diante dessa experiência intensa e significativa, surgiu um desejo de ampliar o alcance para outros públicos fora do circuito artístico da capital. Iniciou-se, assim, um movimento de itinerância dessa mostra por cidades do interior de São Paulo.
Os laços entre as artistas se fortaleceram, as trocas ficaram cada vez mais ricas e o ideal de expandir as fronteiras da arte foi se concretizando. A chegada da pandemia e as mudanças impostas pela condição sanitária do momento trouxeram um fator muito positivo de integração para o grupo, que se fortaleceu através das reuniões realizadas online e com maior frequência e intensidade. Isso impulsionou novas propostas de atuação, pensadas para outras formas de ocupação, levando os trabalhos para a rua, já que museus, galerias e instituições se encontravam fechados.
Assim, se consolidou o Coletivo 1MULHERporM2, formado hoje por 13 artistas, que tem ampliado o seu alcance, inclusive com participações internacionais, ao levar a arte para instituições e também espaços não convencionais, intensificando a itinerância e interação com o público de regiões fora do eixo artístico tradicional.